domingo, 30 de agosto de 2009

Capitulo I - Kraków

I


(Este post foi originalmente escrito a 30/09, logo "hoje" refere-se a esse dia)

Olá!

Começou ontem a grande, gigante, estonteante, bem já devem ter percebido a ideia...a aventura em Kraków! Foram suor e lágrimas (estas ultimas da minha caríssima mãe). Resumindo a coisa, malas prontas, tudo pronto, a caminho do aeroporto! Aeroporto: Check-In sem grandes problemas, apesar de ter que ir a dois balcões da Lufthansa, sendo que no segundo, uns amigos Italianos estavam algo nervosos por terem perdido um avião de ligação devido a um atraso do primeiro voo. Passando a frente, bilhetes na mão, mala reencaminhada para o avião (sem exceder os 20kg limite, yey), e heis que no meio de uma sandocha de presunto e alface...a minha rica mãe (sim, a das lágrimas) se lembra de algo de determinada importância (é só o dicionário de Português-Polaco, coisa pouca...) que ficou em casa a dormir. Ora bem, stress momentâneo, mas o espírito da viagem permanece. Uma sandes depois, chega a hora do adeus, antes de entrar para a zona a que só a mim estaria reservada. E aqui começaram as recomendações, os porta-te bem, come bem, etc., e claro...o choro da mamãe :P



O embarque efectua-se com algum atraso, mas nada de especial. Já no avião, calhou-me a janela, no meio (eram conjuntos de 3 lugares) um homem africano (não cheguei a perceber a nacionalidade, mas falava português, e tinha a mania de ir com as pernas abertas durante a viagem, pelo menos até a uma "grande" refeição de avião, daquelas tipicamente "boas". No terceiro lugar, uma Alemã de aspecto agradável, ao qual o amigo africano tentou estabelecer diálogo logo de inicio. Cinco horas depois, que devido a algum sono pareceram 20minutos, e chego ao grande (de tamanho mesmo) aeroporto de Frankfurt. Digo grande, porque tive que andar sem exagero, 2km para chegar ao terminal do meu voo (Terminal B, quando cheguei estava no A), descer dois andares, para andar mais um bocado e...subir dois andares (sim, não faz sentido, mas é assim que o aeroporto é, citando alguém "é estranho" ;) ).
Chegado o avião, embarco sem problemas, ficando de novo à janela, ao lado de um italiano, ao qual a hospedeira gentilmente pensou que estaríamos juntos (não no mau sentido). 1h10 depois, a chegada a Kraków. Indícios de chuva pairam no ar, nada que já não esperasse. Recolher a mala, que se encontrava em bom estado (!) e esperar por uma Polaca que me tem ajudado na instalação (olá Elwira ;) ), e partimos no seu fiat (ou ferrari, depende da interpretação) pelas grandiosas estradas polacas (sou eu que estou a ser simpático quando digo grandiosas), até ao Hostel Deco, onde permaneço neste momento. Quando ao Hostel, o qual meterei fotos noutro post, está aberto 24 horas, pessoal simpático, que fala inglês fluído, nomes dos quartos originais (o meu chama-se Greta), onde o divido com mais 3 pessoas, neste momento 1 holandês, 1 Polaco que fala mil e uma línguas e uma Búlgara (sim, os quartos são mistos). Existem 3 casas de banho no andar (um só com sanita, outra com um lavatório e dois chuveiros, e uma com uma sanita, um lavatório e um chuveiro), Isto a dividir por 6 quartos com 4 pessoas cada (24 pessoas, 3 chuveiros). Hoje como me levantei mais tarde, não tive problema, vamos lá ver amanhã de manhã.

Passando ao dia de hoje, almocei, e preparei-me para ir ver um quarto num apartamento. Chego à zona do dito, complexo isolado, a 10m de autocarro do centro, com basicamente 1 autocarro de hora em hora. Chego ao 20/15 (porta 20, apartamento 15) toco e ao que me responde uma senhora com "Hello" (boa, fala inglês, ou pelo menos parecia). Subo (No ultimo andar, ou seja 4º, sem elevador), e eis que me recebe uma senhora com os seus 70 e muitos anos, começando a falar estritamente polaco. Ora bem, dia 2 da minha estadia na Polónia, e o meu polaco é zero. Lá nos entendemos por gestos e começa a visita pelo apartamento. Quarto no sótão, com cama, guarda roupa, secretária, tudo muito bem, mas...sem Internet! Ora sendo este o meio de comunicação, começou (ou continuou) ai o declínio. Acabei por dizer à senhora que lhe comunicava a minha decisão ainda hoje por telefone, isto é, se nos percebêssemos mutuamente. Após a saída do complexo, decido voltar a pé, ignorando o meu algo não tão bom sentido de orientação. Conclusão, perdi-me. Durante essas duas horas que perdido andei, descobri um terminal de autocarros, e um grande centro comercial, Galerias Kraków com dimensões semelhantes a um Rio Sul ou Fórum Montijo. Chegado ao hostel, faço uma lista de prós e cons, sendo que decido ficar o resto na minha estadia no hostel (Bem localizado, vários serviços úteis, Internet, aberto 24h, etc.), e telefono a comunicar a minha decisão à senhora, que após uns longos minutos lá entende a minha decisão. Vou à recepção e reservo a minha estadia no hostel até dia 23, sendo que estará esgotado dai em diante. Tudo bem, algo mais se arranjará.
Mais posts se seguirão, até lá se verá.

dhmvft

Sem comentários:

Enviar um comentário